Skip to content

Angústia.

31 de Março de 2011

Todos nós em certa fase da vida começamos a ficar cercados por várias dúvidas, questionamentos, medos, incertezas, problemas, dificuldades e situações adversas. Essas coisas, por sua vez, podem ocorrer tanto em relação a outras pessoas quanto a você mesmo. Essas coisas podem demorar a acontecer ou podem vir de repente e passamos a ficar angustiados, ou por que nos achamos fracos e incapazes diante de determinada situação ou por que outras pessoas nos desapontam. Não importa a fonte, a questão central é: O ser humano é um animal passível de sentir incapacidade, o que o leva a sentir-se angustiado.

Mas, o que seria essa tal de angústia?

Segundo o dicionário da língua portuguesa: “Grande aflição acompanhada de opressão e tristeza.”

É claro que em momentos da vida, por conta dos mais variados motivos, tendemos a ficar para baixo. Falta de dinheiro, brigas em casa, falta de trabalho, dificuldades nos estudos, todas essas coisas nos levam a ficar tristes e essa tristeza quando encontra-se com um problema, seja ele interior ou exterior, leva-nos a um estado de aflição, ou aquela sensação de que tudo está ruim demais e nunca mais nada ficará certo.

O ser humano é dotado de diversos sentimentos. Ficamos tristes ou alegres sempre, a depender das situações. Se um familiar faleceu, ficarei triste, se tirei uma boa nota na prova, ficarei alegre. Normal. Assim como esses tipos de sentimento, ficar angustiado com as possíveis pressões da vida é normal, pois elas sempre chegam, o diferencial é o que você, caro amigo leitor, fará quando esse “fantasma” aparecer querendo tirar a sua paz.

Você vai sentar, cruzar os braços e chorar?

Você vai desistir da vida, de tudo e de todos?

Você vai chutar o pau da barraca e virar um doidera?

Ou você irá manter a calma, respirar fundo, e, apesar da situação difícil, irá esperar e confiar que isso passa? Tudo nessa vida passa, até as coisas que parecem não ter fim.

Sabe, o livro de salmos, na bíblia, traz algumas colocações a respeito dessa situação. Vejamos:

Salmos 107.6

“E clamaram ao SENHOR na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades.”

Salmos 50.15

“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.”

Salmos 102.2

“Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia, inclina para mim os teus ouvidos; no dia em que eu clamar, ouve-me depressa.”

Salmos 119.143

“Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.”

 

Através desses versos podemos ver que a aflição sempre existiu, faz parte da vida do homem, pois existem bons e maus momentos, e nós, que confessamos ao Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, não estamos livres desse tipo de sentimento, a diferença é que devemos saber que em Cristo, somos felizes sempre, e que Ele nos livra de todo tipo de angústia. Quando nossa vida está Nele, podemos até ficar tristes, mas somos felizes por conhecermos ao Senhor.

Portanto, não se curve diante dos problemas e dificuldades.Busque ao Senhor, leve o fardo Dele, que é leve, e Ele tomará conta do seu. Você verá que irá ficar mais forte depois que tudo isso passar.

Paz

Pedro Vasconcelos/ @peu_vasconcelos

Anúncios

From → Sem categoria

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: